O mundo todo debate um mesmo tema, como controlar o avanço da pandemia do novo Corona vírus, como entender a ação desse vírus no corpo e suas consequências, e claro, como eliminá-lo, seja através de vacinas, seja através de tratamentos. Mas, no momento, o ideal ainda é o distanciamento social, a higiene adequada, e se acometido for, temos disponíveis mecanismos de pesquida da doença. Além dos exames sorológicos (de sangue) exemplo dessas vias são o uso dos exames de imagem no rastreamento do covid-19

 Conversamos com o Dr. Hussam Dim Isa, médico radiologista, da Center X Diagnósticos para sabermos um pouco mais de como os exames de imagem podem contribuir no diagnóstico e tratamento do Corona vírus.

  1.   Dr. Hussam, quais os principais exames de imagem que podem ser utilizados para o rastreamento do novo Corona vírus?

São solicitados os exames de Tomografia Computadorizada de Tórax e o Raio X de Tórax

  1. Quais os principais achados nos exames de imagem para essa patologia?

Os achados típicos na tomografia são opacidades em vidro fosco esparsas e bilaterais de acometimento mais periférico nos pulmões. Isso quer dizer o quão acometido pode estar o pulmão.

  1. No caso do Raio X do Tórax e a Tomografia computadorizada para este fim, qual as diferenças no que trazem de informação acerca da doença nesses dois exames?

A diferença primordial é o fato de a tomografia ser muito mais sensível para o diagnóstico e consegue detectar lesões muito pequenas e iniciais, dando o diagnóstico da doença. Enquanto no Raio X são necessárias lesões maiores para serem visualizadas.

  1. Como esses resultados podem auxiliar o médico que acompanha paciente no proceder do tratamento?

No rastreamento, a tomografia auxilia e quantifica o percentual de acometimento dos pulmões. Nos exames de controle, conseguimos saber se houve aumento ou diminuição das lesões e quantificá-las. Além de, a partir do resultado da tomografia computadorizada, o diagnóstico pode ser concluído mais rapidamente e o tratamento e isolamento da pessoa pode também acontecer de forma mais rápida.

  1. Os exames de imagem podem identificar os acometimentos do vírus em qualquer estágio da contaminação?

A tomografia é muito sensível para detectar lesões do corona vírus já nos estágios bem iniciais em que haja lesão pulmonar.

  1. O exame de imagem substitui o exame sorológico?

A tomografia computadorizada ajuda muito nos diagnósticos do covid-19, porque muitos exames de PCR vêm como negativo dependendo da fase da doença. A partir do resultado da tomografia computadorizada, o diagnóstico pode ser concluído mais rapidamente e o tratamento e isolamento da pessoa pode também acontecer de forma mais rápida.

  1. Quais os cuidados que devem ser tomados para a realização desses exames tanto para o paciente quanto para a equipe, em relação a minimizar os riscos de contaminação.

Uso de máscara facial, respeito ao distanciamento social de pelo menos um metro e meio, lavar bem as mãos e uso de álcool gel. No caso das clínicas e profissionais manter a constante higienização de mãos e desinfecção de ambientes, fazer as marcações de distanciamento e controle de acesso, além do uso correto dos EPI’s.

Enfim, na luta em que todos estão travando para melhor controlar e combater a doença, o uso dos exames de imagem no rastreamento do covid-19 tem sido um aliado de fundamental importância, como traz uma pesquisa publicada pela revista Radiologia Brasileira com a conclusão de que a estratégia mais eficiente para o diagnóstico da Covid-19 deve combinar a avaliação clínica e epidemiológica usando o teste de RT-PCR e os achados da tomografia computadorizada de tórax.

Saiba mais sobre esses exames no site da Center X Diagnósticos e não se esqueça: Proteja-se e ajude a proteger!

Nos siga nas redes sociais

Compartilhar em suas Redes Sociais

Leave a comment

Get a Free Quote Today!