O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta a memória, o pensamento e o comportamento, representando uma das principais causas de demência em todo o mundo. O diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental na gestão eficaz da condição. Nesse contexto, os exames de imagem permitem uma avaliação mais precisa e ajudam no desenvolvimento de estratégias terapêuticas. Neste contexto da campanha Fevereiro roxo, lhes convidamos a saber mais sobre o diagnóstico e monitoramento do Alzheimer e os principais exames de imagem indicados, destacando a importância dessas ferramentas no contexto clínico.
- Ressonância Magnética: A RM é frequentemente utilizada para avaliar a estrutura cerebral e identificar possíveis alterações relacionadas ao Alzheimer. Ela é sensível para detectar atrofia cerebral, especialmente no hipocampo, uma região associada à memória. Lesões e anormalidades na substância branca também podem ser visualizadas, contribuindo para a caracterização do estágio da doença.
- Tomografia Computadorizada (TC): Embora menos comum, a TC pode ser usada para avaliar a estrutura cerebral e excluir outras causas de sintomas semelhantes.
- Há também a Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET): Os exames PET, como o PET-FDG (fluorodesoxiglicose) e o PET-amiloide, permitem a visualização de padrões metabólicos e a presença de placas de proteína beta-amiloide no cérebro, características marcantes da doença de Alzheimer.**
Podemos relacionar alguns dos principais achados que podem auxiliar no diagnóstico do Alzheimer como: a atrofia cerebral, especialmente no hipocampo, que é um achado comum nos estágios iniciais do Alzheimer; presença de placas Amiloides que são uma característica patológica distintiva do Alzheimer e algumas alterações metabólicas que podem indicar disfunções cerebrais associadas à doença.
Em fato, os exames de imagem desempenham um papel crucial no diagnóstico precoce, permitindo intervenções terapêuticas mais eficazes para retardar a progressão da doença. Não menos importante, esses exames auxiliam na distinção entre o Alzheimer e outras condições que podem causar sintomas semelhantes, como demências vasculares ou frontotemporais.
Ao longo do tempo, os exames de imagem possibilitam o monitoramento da evolução da doença, permitindo ajustes no plano de tratamento conforme necessário. Para a realização desses procedimentos diagnósticos em Goiânia e região metropolitana, a Center X Diagnósticos destaca-se como uma instituição confiável e qualificada. Dispomos de todos os recursos humanos e tecnológicos para auxiliar numa abordagem abrangente no diagnóstico e monitoramento do Alzheimer. Conte com nossa expertise e agende seu exame conosco.
Para continuar asbendo mais sobre o Diagnóstico e Monitoramento do Alzheimer ou outros assuntos relativos à saúde, continue acompanhando o nosso blog e nossas redes sociais.
Fontes:
- Alzheimer’s Association. (https://www.alz.org/)
- National Institute on Aging. (https://www.nia.nih.gov/ )
- American Academy of Neurology. (https://www.aan.com/)
* * A Tomografia por Emissão de Pósitrons (PET) ainda não está sendo realizado pela Center X Diagnósticos.