Hoje muito se fala em medicina preventiva, da necessidade de evitar o desenvolvimento de doenças e de reduzir seus impactos. Mais ainda se fala da importância do diagnóstico precoce que é uma forma de prevenção secundária das enfermidades, para impedir atividades patológicas graves e, principalmente, para a melhoria global da qualidade de vida dos pacientes.

Para inúmeras doenças é possível um tratamento mais brando, confortável e possibilidades significativas de recuperação quando descobertos antecipadamente. O câncer é o maior dos exemplos em que o acompanhamento preventivo significa sobrevida ou cura em muitos casos.

Atualmente se dispõe de alta tecnologia para a investigação das mais diversas patologias. Os exames de imagem fazem parte desse protocolo que fundamenta essa importância do diagnóstico precoce de doenças. Exames de tomografia, ressonâncias, ultrassonografias, radiografias e outra infinidade de opções estão disponíveis para a inquirição minuciosa de todas as partes e órgãos do corpo.

A importância do diagnóstico precoce, onde pode atuar com excelência uma rotina de exames de imagem, está justamente na possibilidade de descartar uma doença ou, se ela existir, que seja descoberta na sua fase inicial, em que ainda não se tem prejuízos na qualidade de vida do paciente. Esse é o momento no qual o médico poderá intervir sem que o paciente passe pelo desconforto e sofrimento de estágios de mais graves da enfermidade.

Seja para a medicina preventiva, como dito no início deste artigo, ou para qualquer outra área médica, os exames de imagem sempre foram e sempre serão peças chaves para que o médico defina o melhor caminho a seguir com seu paciente. Em todas as especialidades médicas, para a avaliação de qualquer parte do corpo, podem ser realizados exames de imagem de forma segura, na maioria das vezes indolor, sem riscos, e com resultados precisos.

Assim, é de grande relevância que todos busquemos regularmente o atendimento médico, que realizemos exames de rotina e que estejamos atentos aos sinais de alerta. Prevenção sempre será o melhor tratamento.

Compartilhar em suas Redes Sociais

Leave a comment

Get a Free Quote Today!